sábado, 31 de janeiro de 2015

Fosséis de fácies e fosséis de idade

Fóssil de fácies (ou paleoambiente) 

Designado também por fóssil de paleoambientes, constitui um fóssil de um ser que viveu em condições ambientais muito restritas.

Os fósseis de fácies são muito importantes por permitirem reconstruir os ambientes em que, no passado, as rochas onde se encontram foram geradas. Informam sobre as condições ambientais e as variações climáticas do meio através dos tempos geológicos. Os antigos mares, como os atuais, tiveram lagunas litorais, recifes de coral, grandes fossas, da mesma maneira que no continente existiram cursos de água, lagos, desertos, etc. Todos os acidentes geológicos originaram depósitos diferentes que hoje são identificados por fósseis específicos em cada fácies.

Imagem retirada de: gracieteoliveira.pbworks.com

Os corais são um bom exemplo de um bom fóssil de fácies, porque os corais são bons indicadores de ambiente porque só existem em águas costeiras tropicais ou subtropicais, com temperaturas superiores a 22ºC e com baixa profundidade.

Fóssil de idade
Quanto menor tiver sido o tempo em que uma dada espécie existiu, mais fácil se torna definir a idade dos sedimentos onde está incorporada. Assim, os melhores fósseis de idade são aqueles que resultam de organismos que viveram durante um curto período da história da Terra. O facto de uma dada espécie ter existido num curto período de tempo permite datá-la com uma certa precisão e consequentemente os sedimentos ondes ficou preservada. São por este motivo chamados fósseis de idade. É também importante que tenham uma alta distribuição geográfica de forma a poderem ser encontrados em diversos locais e permitirem comparações e correlações entre formações geológicas distantes e alta fecundidade porque se a população de um grupo for elevada, aumentam as probabilidades dos seus fósseis ocorrerem no registo geológico com a frequência desejada.

Imagem retirada de: www.netxplica.com
As amonites e as trilobites são dos fósseis característicos mais conhecidos.

7 comentários: