A litostratigrafia consiste em 5 princípios fundamentais:
Princípio da horizontalidade original
Os estratos originalmente, na sua formação, encontram-se na horizontal separados por juntas paralelas. Se assim não se encontram, é porque sofreram deformação posterior.
Princípio da sobreposição
Numa sequencia estratigrafia (não deformada), um estrato mais recente sobrepõe-se a um estrato mais antigo. Significa isto que os estratos serão tanto mais antigos, quanto mais profundos se encontrarem e tanto mais recentes quanto mais a cima se encontrarem na sequencia estratigráfica. É muito importante que se observe bem as camadas pois podem existir falhas ou dobras que condicionam este princípio.
Imagem retirada de: maisbiogeologia.blogspot.com
Princípio da continuidade lateral
Um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extenção, independentemente da ocorrência da variação horizontal (lateral) de fácies. Em diferentes pontos da Terra pode haver a mesma sequência estratigráfica, mesmo faltando um elemento tem a mesma idade, ou seja, é a correlação entre estratos distanciados lateralmente.
Imagem retirada de: geologia-opassadoachavedopresente.blogspot.com
Principio da interseção (intrusão)
Sempre que uma estrutura é intersetada por outra, a que intersecta é mais recente.
São exemplos as fraturas, as falhas e as intrusões magmáticas.
Princípio da inclusão
O estrato que apresenta a inclusão é mais recente que os fragmentos do estrato incluído. Fragmentos de rocha incorporados ou incluídos numa outra rocha são mais antigos que a rocha que os engloba.
Sem comentários:
Enviar um comentário