quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Estratigrafia

A estratigrafia é a ciência do ramo da geologia que estuda e descreve os estratos.
Classicamente define-se como a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta terrestre e estabelece relações entre a sua distribuição no espaço com a sua sucessão no tempo para interpretar a sua história geológica.

Esta não está relacionada apenas com a posição ou sucessão original das camadas rochosas, assim como não se limita às relações de idade das mesmas. Esta ciência trata também das relações de forma, arranjo interno, distribuição geográfica, composição litológica, conteúdo fossilífero, propriedades geoquímicas e geofísicas, entre outras características e propriedades das camadas de rochas, e ainda com a sua interpretação genética, ambiental e a sua história geológica.

O objetivo fundamental da estratigrafia é através da observação das unidades litológicas e das suas propriedades chegar ao seu modo de origem estabelecendo a sua evolução temporal e espacial. Fundamentalmente a estratigrafia estuda as relações no espaço e no tempo dos conjuntos líticos e dos acontecimentos neles registrados, de modo a chegar à reconstituição da história na Terra.

A estratigrafia está dividida em diversos subtemas, nós vamos falar mais á frente da Litostratigrafia e da Biostratigrafia.

Reflexão: Na nossa opinião, tanto o estudo das rochas como o estudo dos fósseis são temas bastante interessantes e que nós deixam cheios de curiosidade e vontade de saber mais. Esperemos que consigamos dar-vos toda a informação essencial e correta, visto que este tema tem muito que se lhe diga.

Sem comentários:

Enviar um comentário