terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dorsais oceânicas


As dorsais oceânicas são grandes cadeias montanhosas submersas no oceano originadas pelo afastamento das placas tectónicas (movimentos divergentes), que se deve ás correntes de convecção do magma e são marcadas por forte intensidade sísmica e vulcânica. Ao contrário das cadeias continentais, a dorsal atlântica é isenta de deformações e composta por basaltos, que são o foco da expansão do assoalho oceânico. A sua área é tão grande, que se não estivesse abaixo do nível do mar, seria um dos maiores fenómenos naturais vistos do espaço.

Morfologia das dorsais meso-oceânicas
Imagem retirada de: notapositiva.com

Aqui temos um exemplo da dorsal meso-oceânica (também designada por dorsal meso-atlântica) entre a America do Sul (esquerda) e África (direita)
Imagem retirada de: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/

A dorsal meso-atlântica faz parte do sistema global de dorsais oceânicas, e como é o caso de todas as dorsais oceânicas, crê-se que a sua formação fique a dever-se a um limite divergente entre placas tectònicas: a placa Norte-Americana e a placa Euroasiática no Atlântico Norte e a plava Sul-Americana e a placa Africana no Atlântico Sul. Estas placas encontram-se em movimento e por isso o Atlântico encontra-se em expansão ao longo desta dorsal, ao ritmo de 2 a 10 cm por ano. 


Aqui apresentamos um video ilustrativo, retirado do youtube, que na nossa opinião é apropriado para o tema acima estudado

Link: http://www.youtube.com/watch?v=tFvn9AxsskA

Sem comentários:

Enviar um comentário