quinta-feira, 5 de março de 2015

Como criar um perfil topográfico

Primeiramente precisas de ter um mapa já feito com as curvas de nível e além disso, o uso de uma régua é indispensável para melhores resultados.

1º PASSO

Logo no início, deves posicionar a folha de papel em que vais desenhar abaixo do mapa original, feito isso crias duas linhas, uma vertical, onde colocarás a altura a outra horizontal que será usada como base para a montanha.

2º PASSO 

O segundo passo é o mais simples, porém talvez o mais importante, em que traças uma linha que corte as curvas de nível, lembrando que serão nelas que irás ter a base para a topografia, e após fazer isto, colocas um ponto a cada cruzamento entre a linha que acabaste de traçar e as curvas de nível. 

3º PASSO

Após feito o passo anterior completamente, você deve traçar uma nova linha vertical, ligando estes pontos ao da altura correspondente no gráfico.

4º PASSO

Pronto, depois de fazer isso até o fim é só ligar os pontos e seu perfil topográfico estará completo.


Imagem retirada de: ciencias-geologia.blogspot.com

Aqui como podes ver foi traçado um segmento de A e B, e notaram-se os pontos em que esse segmento cruzava com as curvas de nível. Depois de feita a escala no papel milimétrico, "levaram-se" os pontos até ao papel milimétrico (fazendo retas verticais a traçejado) e por fim uniu-se os pontos.

Na nossa opinião esta parte prática foi bastante interessante, não é muito difícil e é sempre divertido sabermos que podemos transformar um simples mapa com curvas de nível num perfil topográfico a 2 dimensões.

2 comentários: