Grande parte das cordilheiras do nosso planeta apresentam-se em faixas alargadas e nem sempre retilíneas. Duas das cadeias montanhosas que se destacam no nosso planeta são as Andes e os Himalaias.
Ambas as cadeias montanhosas , são cadeias típicas de margens onde se verifica a colisão de placas tectónicas com predominância de esforços compressivos e algumas destas cadeias que bordejam certas margens continentais ativas correspondem a distintas situações da dinâmica da litosfera.
De acordo com os vários tipos de margem e a forma como se verifica a colisão , podemos referir como estruturas geológicas resultantes deste tipo de processo :
Cadeias de subducção
As cadeias de subducção aparecem na vertical d euma superfície de subducção, sempre que nesse local ocorram regimes compressivos.
As superfícies , designadas por subducção ( anteriormente designadas por plano de Benioff ou de Wadati-Benioff) , são hoje muito importantes para determinar com precisão o perfil da placa que penetra no manto.
O pendor da superfície de subducção depende de vários fatores, da espessura e da densidade da litosfera e da idade. Quanto maior for a idade, mais espessa , mais densa e mais fria é a litosfera. Então existem subducções de elevado pensor (superior ou igual a 30º ) que originam na superfície cavalgante estruturas de distensão com fenómenos de magmatismo associados ; e existem subducções de baixo pendor ( 1º a 10º ) que originam na placa superior estruturas de compressão, mas sem fenómenos de magmatismo.
Ex : Andes
Andes: cadeia montanhosa resultante de processos de subducção |
Cadeias de obducção
Basicamente o fenómeno designado por obducção é o contrário de fenómeno designado po subducção, ou seja, ao contrário do que acontece nas cadeias de subducção em que a litosfera com maior densidade afunda sob a litosfera menos densa , nas cadeias de obducção é a litosfera oceânica sobre o material de natureza continental
, portanto a litosfera oceânica cavalga um bordo continental.
Ex: Omã
Cadeias de colisão
As montanhas são manifestações da atividade tectónica , causada direta ou indiretamente pelo movimento das placas. Quanto mais recente for a atividade que está na origem da edificação destes relevos, mais altas serão provavelmente estas montanhas, uma vez que os fenómenos de meteorização e erosão não foram suficientes para as desgastar, diminuindo significativamente o seu relevo.
A origem deste tipo de cadeias tem geralmente associado ao seu processo de evolução dois estádios principais : inicialmente o desaparecimento do domínio oceânico e posteriormente a colisão entre as duas margens continentais.
Ex : Himalaias
Cadeia montanhosa resultante de processos de colisão |
Dinâmica Geológica
Limites entre placas | Espaço Ciências
geologiageologiageologia.blogspot.com
Félix José Mário ,Geologia ,Porto Editora
geologiageologiageologia.blogspot.com
Félix José Mário ,Geologia ,Porto Editora
A informação está bem redigida, com fácil compreensão e o contraste entre as cores está ótimo. Continuem assim :)
ResponderEliminar