terça-feira, 7 de outubro de 2014

Teoria da Deriva Dos Continentes

Há momentos na nossa vida, principalmente em jovens como nós, em que nos perguntamos como terá surgido a Terra, como esta se formou, e existem várias teorias mas, como é óbvio, essa pergunta pondera sempre na nossa cabeça. A Terra formou-se á cerca de 4,6 mil milhões de anos e portanto, encontrarmos a resposta para essa questão, que já aconteceu há tanto tempo, parece um pouco absurda. Portanto decidimos avançar um pouco no tempo e perguntar-nos como surgiram e evoluíram os continentes e oceanos. Estudamos portanto várias teorias de vários geólogos que estes propuseram para explicar a dinâmica da Terra como a formação de montanhas, vulcanismo, sismologia e outros fenómenos associados, sendo que o mais aceite na altura era o de Abraham Wernes, apoiando o catastrofismo.





Daí mais teorias surgiram, o que nos leva a Alfred Wegener, com a teoria da deriva dos continentes, que é agora uma das mais estudadas e mais aceites.

Esta teoria diz-nos que no passado os continentes atuais estavam unidos num único super continente, a Pangea, rodeado por um único oceano, Pantalassa. Estes blocos continentais, no decurso do tempo geológico ter-se-iam movimentado até ficarem nas posições atuais.
Esta teoria responde também á questão da formação das montanhas que, segundo Wegener, resultavam de "colisões" entre as diferentes massas continentais.

Imagem retirada de: http://menrvatemplodosaber.blogspot.pt/



Sem comentários:

Enviar um comentário